Projeto de horta pedagógica da Escola Estadual Presidente Café Filho, em Natal, vira referência e será modelo para toda a rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, a Emater, o Batalhão de Engenharia Motorizada do Exército, e o Projeto Amigos da Escola, da Rede Globo.
A horta pedagógica e a sala de educação ambiental foram inauguradas no dia 21 do mês passado. A Escola Presidente Café Filho conta com 200 alunos matriculados no Ensino Fundamental e está localizada nas dependências do Batalhão de Engenharia Motorizada do Exército.
Desde a inauguração, alunos da Escola, com a colaboração de representantes das entidades parceiras, atuam no plantio de horta que será utilizada como componente do cardápio da merenda escolar e do rancho dos militares.
Para o tenente Marcos Vinícius, a parceria do Exército com a Secretaria de Educação tem sido importante no sentido de educar para formar o cidadão. "As pessoas precisam conhecer o exército e saber que nós somos empregados da sociedade. Nós estamos aqui à disposição para ajudar a sociedade em tudo. Não é só quando ocorrem catástrofes ou problemas de falta de segurança", acrescentou. Já a secretária adjunta de educação do Estado, Adriana Diniz, defende uma educação mais qualificada e um ensino fundamental voltado para a formação do cidadão. "O aluno precisa de uma boa escola para se formar e poder enfrentar os desafios da atualidade. Essa parceria é importante e temos a intenção de expandir o trabalho para atender um número cada vez maior de escolas e de alunos", ressaltou Adriana Diniz.
No projeto de horta pedagógica e educação ambiental, a Escola funcionará também como modelo e multiplicadora. Os alunos, que estão inseridos no projeto de educação de tempo integral, têm como atividade no contra turno o plantio da horta. Além de verduras e legumes, estão sendo cultivados milho e feijão.
Outras escolas da rede pública de ensino seguem o exemplo da Café Filho, ampliando atividades de consciência ambiental e preservação do meio ambiente, como o projeto horta Viva, da Escola Estadual Antônio Francisco, em Felipe Camarão e da Escola Estadual Gilberto Rola, na região da Maisa, em Mossoró.
eu como mãe de aluno venho acompanhando o trabalho da direção,e sou testemunha de como elas têem batalhado pela melhora do colégio que progrediu e muitos nestes últimos anos desde quando a diretora selma entrou.ela e Eliana tem feito de tudo pelo progresso do colégio estão de parabéns não só elas mais todo a equipe do colégio e do 7= batalhão de engenharia de nova descoberta que deu todo apoio.Irismar.
ResponderExcluir