domingo, 3 de abril de 2011

SECRETÁRIA FALA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO FÓRUM DA UNDIME

 Destacando o papel fundamental do professor na melhoria do Ensino Público no país e no Rio Grande do Norte, a secretária estadual de educação, professora Betânia Ramalho Leite, falou na tarde dessa quinta-feira (24) no 13º Fórum Estadual da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), realizado no Centro de Treinamento de Ponta Negra "João Paulo II".
"A formação de professores está vinculada diretamente a grande expectativa, e necessidade, da melhoria da Educação. O professor está inserido no epicentro da Educação", afirmou Betânia Ramalho em sua palestra aos secretários municipais de todo o Rio Grande do Norte.
Versando sobre o tema "Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente", a palestra da secretária também chamou a atenção para a necessidade de uma maior integração por parte dos gestores da Educação no Estado. "Todos estamos diante dos mesmos desafios. Tanto os secretários municipais de educação como nós da secretaria estadual. Precisamos caminhar juntos. Precisamos ter um projeto de Educação único para o Estado", ressaltou.
A professora Betânia Ramalho, na condição de secretária estadual de educação, é a presidente do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente. O Fórum foi instituído em 2009 pelo Ministério da Educação com a finalidade de disciplinar a política de formação continuada de professores da rede pública de Educação Básica. É composto por todas as instituições de Ensino Superior do Estado, a Undime, Sindicato dos Trabalhadores da Educação, e Fórum das Licenciaturas.
Antes da palestra da secretária Betânia Ramalho no evento da Undime, falou sobre o tema a professora Márcia Gurgel, da UFRN, destacando os objetivos do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente e os cursos oferecidos no Rio Grande do Norte.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte oferece hoje 10 cursos de licenciatura à distância para professores da Educação Básica em 14 pólos localizados em várias regiões do Estado. Oferece também 08 cursos de formação continuada.
O fórum da Undime prossegue nesta sexta (25) com palestras sobre: Merenda Escolar, Programa Mais Educação, Proinfo, Plano de Ação Articulada, e Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.
Fonte : www.rn.gov.br / SEEC / NOTÍCIAS    

PROJETO DE HORTA PEDAGÓGICO SERÁ MODELO NA EDUCAÇÃO


 Projeto de horta pedagógica da Escola Estadual Presidente Café Filho, em Natal, vira referência e será modelo para toda a rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, a Emater, o Batalhão de Engenharia Motorizada do Exército, e o Projeto Amigos da Escola, da Rede Globo.
A horta pedagógica e a sala de educação ambiental foram inauguradas no dia 21 do mês passado. A Escola Presidente Café Filho conta com 200 alunos matriculados no Ensino Fundamental e está localizada nas dependências do Batalhão de Engenharia Motorizada do Exército.
Desde a inauguração, alunos da Escola, com a colaboração de representantes das entidades parceiras, atuam no plantio de horta que será utilizada como componente do cardápio da merenda escolar e do rancho dos militares.
Para o tenente Marcos Vinícius, a parceria do Exército com a Secretaria de Educação tem sido importante no sentido de educar para formar o cidadão. "As pessoas precisam conhecer o exército e saber que nós somos empregados da sociedade. Nós estamos aqui à disposição para ajudar a sociedade em tudo. Não é só quando ocorrem catástrofes ou problemas de falta de segurança", acrescentou. Já a secretária adjunta de educação do Estado, Adriana Diniz, defende uma educação mais qualificada e um ensino fundamental voltado para a formação do cidadão. "O aluno precisa de uma boa escola para se formar e poder enfrentar os desafios da atualidade. Essa parceria é importante e temos a intenção de expandir o trabalho para atender um número cada vez maior de escolas e de alunos", ressaltou Adriana Diniz.
No projeto de horta pedagógica e educação ambiental, a Escola funcionará também como modelo e multiplicadora. Os alunos, que estão inseridos no projeto de educação de tempo integral, têm como atividade no contra turno o plantio da horta. Além de verduras e legumes, estão sendo cultivados milho e feijão.
Outras escolas da rede pública de ensino seguem o exemplo da Café Filho, ampliando atividades de consciência ambiental e preservação do meio ambiente, como o projeto horta Viva, da Escola Estadual Antônio Francisco, em Felipe Camarão e da Escola Estadual Gilberto Rola, na região da Maisa, em Mossoró.
Fonte :  www.rn.gov.br / SEEC / NOTÍCIAS


PRÓ-ITEC 2011 SEGUE COM INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE ABRIL DE 2011

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) é um curso de formação inicial e continuada, na modalidade de educação a distância, com carga-horária total de 160 horas.O ProITEC objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.O ProITEC estará aberto a alunos que tenham cursado do 6º ao 8º ano (antigas 5ª, 6ª e 7ª séries) exclusivamente em escola da rede pública de ensino e estejam matriculados no 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental também exclusivamente em escola da rede pública de ensino. Compreendem a rede pública de ensino somente as escolas públicas municipais, estaduais e federais, mantidas exclusivamente pelos municípios, pelos estados da federação brasileira ou pela união. Não há limite de vagas oferecidas para o ProITEC. A inscrição do aluno será feita exclusivamente via INTERNET, através do sítio do IFRN (http://www.ifrn.edu.br), no período compreendido entre os dias 15 de março de 2011, a partir das 14h00min, e 15 de abril de 2011, até as 22h00min, horário local.O aluno que não tenha acesso à INTERNET poderá fazer a sua inscrição, em qualquer um dos campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I deste Edital. A inscrição poderá ser feita conforme procedimentos a seguir:
a) acessar o sítio do IFRN (http://www.ifrn.edu.br), no qual estarão disponíveis, on-line, este Edital e o formulário de inscrição;
b) preencher integralmente o formulário de inscrição, em todos os seus passos, de acordo com as instruções constantes no mesmo;
c) enviar eletronicamente o formulário de inscrição, procedimento que irá gerar o seu número de inscrição, uma tela de confirmação de dados e o boleto bancário correspondente à Guia de Recolhimento da União (GRU).
d) imprimir a tela de confirmação de dados;
e) imprimir a GRU, no qual consta o valor correspondente à taxa de inscrição;
f) efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais), até o dia 18 de abril de 2011, nas agências bancárias;
g) guardar as impressões da tela de confirmação de dados e da GRU, bem como o comprovante de pagamento.
Será obrigatória, no formulário de inscrição, a informação do número de documento de identidade e do CPF do próprio estudante. O aluno deverá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, mediante requerimento junto ao Setor de Protocolo do Campus para o qual se candidata a uma vaga no período de 21 a 25 de março de 2011. O aluno Portador de Necessidades Especiais, necessitando de atendimento diferenciado para realizar as provas, deverá indicar no formulário de inscrição, descrevendo, em campo próprio, a sua necessidade e especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas, para garantir a sua participação no ProITEC.Segue abaixo ao cronograma na íntegra do ProITEC 2011:
Inscrições:
De 15 de março (a partir das 14h)
a 15 de abril (até as 22h)
Taxa: R$ 20,00 (Pagamento até o dia 18 de abril)
Período de solicitação da taxa de isenção:
De 21 a 25 de março, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital
Entrega de documentação e recebimento de material didático:
3 a 6 de maio, no campus do IFRN ao
qual o aluno estiver vinculado, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital

Cartão de inscrição:
Estará disponível para impressão a partir de 20 de junho 
Provas:
1ª avaliação - 17 de julho
2ª avaliação - 25 de setembro
Resultados:
  • Resultado 1ª avaliação do ProITEC, sem classificação: 9 de agosto
  • Listagem de candidatos que terão a prova discursiva corrigida, sem classificação: 5 de outubro
  • Resultado da 2ª avaliação do ProITEC: 18 de outubro
  • Resultado final: 1º de novembro



                                                                           

PALESTRA MOTIVACIONAL DE SENSIBILIZAÇÃO DO PROJETO DESPERTAR SERÁ REALIZADA NA E.E.QUERUBINA SILVEIRA POR EQUIPE DO SEBRAE/RN


A Escola Estadual Querubina Silveira partirá para a sua 6ª edição do Curso de Empreendedorismo do Projeto Despertar. O projeto Despertar procura estimular ao empreendedorismo jovens estudantes. Alunos do ensino médio, com idade a partir de 15 anos, ampliam sua visão de mundo, e passam a identificar suas potencialidades e a descobrir novas oportunidades. O jovem passa a ver sua realidade e sua escola de forma totalmente nova. As mais elevadas taxa de desemprego no país são registradas entre os mais jovens. Além da inexperiência no mundo do trabalho, a educação formal muitas vezes não prepara o estudante para a vida profissional. O Despertar causa impacto não apenas no seu público. Em cidades do interior, onde as escolhas são poucas, o projeto movimenta toda a comunidade, pois o empreendedorismo é transmitido no sentido de fortalecer a crença em um futuro melhor, onde cada um é capaz de construir e empreender. O corpo docente, que previamente ao seu engajamento seletivo ao projeto é submetido a um treinamento de 180 horas aula, também muda sua forma de encarar a relação professor/aluno. Atualmente o SEBRAE/RN desenvolve o Projeto Despertar nas escolas públicas, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenadoria de Ensino Médio.As idéias básica do projeto são de “Despertar” no aluno do ensino médio das escolas públicas estaduais do RN, a vocação para empreender, proporcionando-lhe uma visão de futuro, tendo em vista os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho, o desenvolvimento econômico LOCAL/REGIONAL e a geração de novos negócios, a partir do estímulo ao conhecimento e o acesso à informação.Este ano Cerro Corá foi escolhida como cidade pólo para dar o ponta-pé inicial com uma “ Palestra Motivacional de Sensibilização do Projeto Despertar” que reunirá todos os docentes que ministram o curso dos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Bodó.A Palestra ocorrerá no dia 07 de abril(quinta-feira) às 15:00 hs em local a ser posteriormente confirmado.Neste ano de 2011, atuará como Tutor, o Professor Robson Ricardo Jales.