PEOJETO DE INTERVENÇÃO 2008
I - APRESENTAÇÃO
O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Querubina Silveira, tem como objetivo auxiliar na tarefa de uma democratização, onde todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem terão a possibilidade de questionar, indagar, pesquisar, sensibilizar, investigar, intervir, agir, construir, analisar, avaliar e acompanhar, através de alunos, professores, equipe de apoio, equipe técnica e pais e todos os componentes que fazem a comunidade escolar, com o propósito de construir um processo democrático de decisões, instaurando uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias do processo escolar vigente.
Pretende-se ainda com a instauração do Projeto Político pedagógico, implantar uma escola de qualidade evitando possíveis repetências e evasão do alunado, trabalhando com criticidade, participação de maneira coletiva e responsável, onde os envolvidos no processo desempenhem seu papel em sintonia com todos, definindo assim o tipo de sociedade e o tipo de cidadão que a escola pretende formar.
Para isso, o Projeto Político Pedagógico não se limita em convencer os professores, equipe escolar e funcionários a trabalhar mais. Será um instrumento de apoio da escola onde possibilita um novo refazer das atividades propostas, promovendo um fazer pedagógico organizado e coerente.
Nesse sentido, conhecer a escola mais de perto significa analisar melhor as dinâmicas de relações e interações que constituem seu dia a dia aprendendo a lidar com as forças que a retêm , possibilitando as estruturas e os modos de organização do trabalho escolar.
Portanto, o Projeto Político pedagógico é um produto especifico que reflete a realidade da escola, procurando clarificar a ação educativa em sua totalidade.
II - INTRODUÇÃO
1- MARCO SITUACIONAL
A Escola Estadual Querubina Silveira, está situada a Avenida São João nº 05, na sede do município de Cerro Corá - RN. È mantida pelo poder público estadual e administrada pela Secretaria de Educação Cultura e Desporto do Estado do Rio Grande do Norte. Fundada em 1925 e autorizado em 1975, através do artigo 37, item XIV, da lei complementar nº 10 de 30/04/1975. Sendo alterada pela lei complementar nº20 de 17/10/1979, através do processo 022/75/79 da Secretaria de Educação Cultura e Desporto. Em, 1980, foi autorizado o funcionamento do ensino fundamental do 5ª a 8ª série pela portaria nº 946/80/SECD/GS de 28/10/1980.
A escola dispõe de l.507,40 m² entre área construída e livre, distribuídas assim: 07 salas de aulas; 01 sala onde funciona a telessala; 01 sala de telecentro com 10 computadores; 01 biblioteca escolar; 01 laboratório de Ciências; 01 sala para os professores; 01 diretoria; 01 cozinha; 01 dispensa; 03 banheiros, sendo 01 masculino, 01 feminino, 01 para os funcionários; um terraço para recreação; uma pracinha e uma área livre de 500 m².
A clientela é formada por alunos oriundos da zona rural, periferia e centro da cidade com base econômica na agricultura familiar, pecuária, comércio e segmentos da administração pública municipal.
Devido a essa realidade, os hábitos sociais, culturais e religiosos são poucos diversos, desde práticas tradicionais da vida rural, até os sofisticados costumes, principalmente na tecnologia usada em alguns setores.
A base da religiosidade de nossos alunos é a religião católica, porém nota-se o surgimento de outras práticas religiosas.
A escola não está fora da nova conjuntura atual. A maioria das famílias se enquadra na escala de baixa renda, desempregados, assalariados e agricultores familiares.
Quanto à questão pedagógica, as maiores dificuldades estão ligadas à uma metodologia que desperte no educando o interesse intrínseco pelo conhecimento. A desmotivação dos alunos, em relação aos estudos e a falta de perspectiva quanto ao futuro, é atribuída aos meios de comunicação social e a um sistema desigual de renda e salários, que não possibilita às condições básicas de vida a maioria que trabalha.
O corpo docente da escola tem ótima qualificação profissional, porém o número de professores é insuficiente principalmente nas áreas de Química, Física e Biologia. Nessas disciplinas são contratados professores bolsistas sem qualificação profissional. O maior dilema da escola é a falta de profissionais técnicos, ASG e professores de Química, Física e Biologia.
Quanto a infra-estrutura , a escola não dispõe de um local para as práticas das aulas de Educação Física, um auditório para as representações culturais e o laboratório de Ciências é praticamente inoperante devido a falta de profissionais qualificados para trabalhar nessa área, como também os equipamentos deixam a desejar.
As turmas de 5° ao 9° ano funcionam nos turnos matutinos e vespertinos e as turmas do Ensino Médio funcionam nos turnos matutino, vespertino e noturno. Não havendo disponibilidade de vagas para o turno noturno.
As famílias participam das atividades escolares quando são estimuladas para fazê-lo, porém a escola não dispõe de espaço físico para desenvolver grandes encontros e seminários com as mesmas.
O maior desafio da escola é buscar uma educação consciente, fraterna, democrática e promotora do bem comum. Através dos valores humanistas, os alunos, profissionais, pais e educadores são capazes de vencer o individualismo e o egoísmo tão incutidos na sociedade. É preciso despertar para a solidariedade, a justiça e a paz.
2- MARCO TEÓRICO
A Escola Estadual Querubina Silveira tem como finalidade oferecer o Ensino Fundamental de 5° ao 9° ano e o Ensino Médio, em atendimento a política educacional do País, do Estado e do Município, conforme a lei de diretrizes e Bases, n° 9.394/96... ”Abrangendo os processos formativos, que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana no trabalho, nas instituições de Ensino e Pesquisa, nos movimentos sociais e organizativos da sociedade civil e nas manifestações culturais...”
A autonomia pedagógica abrange os aspectos: Poder decisório referente a melhoria do processo ensino-aprendizagem; Adoção de critérios próprios de organização da vida escolar e de pessoal docente e celebração de acordos e convênios de cooperação técnica (Neves 1995,pag.12). A realidade dessa autonomia evidencia-se quando existem interferências, como por exemplo, currículos mínimos de cursos predefinidos, e ela se ampliam com as possibilidades prescritas na nova LDB (lei n°9.394/96)
É preciso considerar a teoria pedagógica progressista que parte da prática social e esteja comprometida em solucionar os problemas da educação, do currículo e do processo ensino-aprendizagem da escola, utilizando-se dos pressupostos norteadores (filosóficos, sociológicos, epistemológicos e didáticos metodológicos).
O maior desafio da escola na nova conjuntura tecnológica e globalizada é promover mudanças permanentes nos indivíduos. Nesse sentido, entendemos que a educação atinja a vida das pessoas e da coletividade em todos os âmbitos, visando à expansão dos horizontes pessoais, o desenvolvimento biológico, psicológico e social do sujeito, além da observação das dimensões econômicas e o fortalecimento de uma visão mais participativa, crítica e reflexiva dos grupos nas decisões dos assuntos que lhes dizem respeito.
Podemos perceber hoje que o crescimento econômico e tecnológico passa a dar cada vez mais ênfase a necessidade de mão de obra qualificada e, é neste sentido que nossa escola muitas vezes deixa a desejar em termos de qualificação profissional de nossos alunos.
Educação e desenvolvimento devem, portanto, estar sempre em conexão, nunca deixar de pensar no desenvolvimento que educa e na educação que desenvolve, a fim de termos uma sociedade mais democrática e justa.
A qualidade da escola é condição essencial de inclusão e democratização das oportunidades no Brasil, e o desafio de oferecer uma educação básica de qualidade para inserção do aluno, o desenvolvimento do país e a consolidação da cidadania é tarefa de todos.
As finalidades atribuídas ao ensino médio é o aprimoramento do educando como ser humana, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo de trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado. (art.35).
Outra finalidade do ensino médio é a organização curricular obedecendo aos componentes determinados pelo MEC.
O ensino-aprendizagem caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos, em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades e sua aplicação. A avaliação auxilia o professor na tomada de decisões para o que deve ser feito em seguida.
3- MARCO OPERACIONAL
A escola é um cenário onde atuam diferentes personagens, desempenhando papéis diversificados e, portanto repleto de responsabilidades na execução e direcionamento do processo ensino-aprendizagem.
A educação é dever da família e do estado inspirada nos princípios de liberdade, de igualdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Art.2° LDB 394/96.
Para dinamizar a prática pedagógica, a escola precisa definir suas linhas de ação através da reorganização do trabalho escolar na perspectiva pedagógica, financeira e político-educacional.
Os problemas elencados poderão ser amenizados através de parcerias com o governo federal, estadual, municipal, escola e comunidade. A falta de um espaço físico para o desenvolvimento das aulas práticas de Educação Física, serão solucionados se o Governo federal construir um Ginásio de esporte no entorno da escola. Outro agravante da escola é a falta de um salão ou auditório para as atividades culturais e sociais que envolvam alunos, pais, profissionais da educação e comunidade.
Adequação no currículo escolar em consonância com a LDB, conteúdos diferenciados, aulas inovadoras, criativas e dinâmicas.
Ampliação no quadro de profissionais para atuar nas disciplinas de Química, Física, Biologia, laboratório de Ciências, são imprescindíveis para solucionar os problemas de ensino-aprendizagem.
Contratação de pessoal de apoio, Agente administrativo, técnicos em informática, pessoal de limpeza, bibliotecários e vigias suprirão as carências dos recursos humanos da escola.
Promoção de intercâmbios, jogos internos, palestras, simulados, atividades teatrais, culturais e artísticas envolvendo alunos e familiares nos finais de semana, datas comemorativas e intervalos das aulas, enriquecendo a troca de experiências e vivencias dos alunos.
Aquisição de aparelho de Multimídia, DVD, TV, som, filmadora, dinamizam e dão um excelente suporte para as aulas normais e atividades extracurriculares.
Qualificação continuada dos professores, pessoal de apoio, equipe técnica e pedagógica contribui veemente na formação dos alunos.
Parceria com empresas privadas na elaboração de projetos que envolvam alunos e comunidade com o objetivo de dinamizar as atividades escolares e ainda promover o bem comum.
Portanto, todo esse trabalho dinamizará as aulas proporcionando uma integração com escola e comunidade e, sobretudo elevando o índice de aprovação da escola, desenvolvendo a auto-estima, o espírito de solidariedade, participação e integração de todos os envolvidos.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADE | PRAZO | RECURSOS |
Construção de uma sala para atividades culturais | Até 2012 | Estadual |
Construção de uma quadra de esporte | Até 2012 | Federal |
Ampliação do laboratório de Ciências | Ate 2010 | Federal |
Aquisição de multimídia, som, DVD, TV | Até 2009 | Federal |
Capacitação continuada profissionais | Até 2009 | Escola/ SECD-RN |
Intercâmbios, jogos, seminários | Até 2009 | Escola/comunidade |
Elaboração de projetos extraclasse | Até 2009 | Escola /parceiros |
Ampliação quadro funcionários | Até 2010 | SECD_RN |
Aquisição acervos bibliográficos | Até 2010 | Gov.fed./ estadual |
Melhoria na escola(hidráulica,elétrica, pintura... | Até 2001 | Gov.estadual |
Oficinas temáticas com profissionais | Até 2009 | SECD/ escola |
Aquisição de reatores e equipamentos laboratório | Até 2010 | Gov. federal |
Aquisição de computadores sala informática | Até 2012 | Gov. federal |
Concertos computadores do laboratório | Até 2009 | SECD/escola |
Adequação do currículo | Até 2009 | Escola |
Construção de laboratório de física e matemática | Até 2012 | Gov. federal |
OBS: Os recursos para a construção, ampliação e aquisição deverão ser oriundos do Programa BRASIL PROFISSIONALIZADO,
III – DESENVOLVIMENTO
1. Existe na escola um laboratório de Ciências, equipado para atender uma clientela de 164 alunos do ensino fundamental e 548 alunos do ensino médio;
2. A escola se norteia pelo PDE, o PPP e ainda de um conselho escolar que delibera sobre a aplicação dos recursos advindos PPDE e outras fontes de recursos, assegurando e legitimando as condições para a redistribuição do mesmo e ainda define critérios de aplicação financeira com fins pedagógicos. O referido conselho conta com a participação de pais de alunos, alunos maiores de l8 anos, professores e direção escolar;
2.1 A gestão da escola é democrática, os seus gestores são escolhidos através de eleição direta com participação de pais, alunos e todos os segmentos da unidade escolar;
2.2 Quanto à participação dos alunos e pais no processo educacional existem algumas limitações devido à falta de espaço para a realização de eventos que os envolvam, porém, na medida do possível os pais participam com os filhos das atividades escolares e extra-escolares. Anualmente a escola organiza em parceria com o SEBRAE a feira do empreendedorismo com os alunos do ensino médio;
3. Os alunos mais carentes participam do PRO JOVEM – Programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal. O referido programa tem como objetivo assegurar ao aluno uma inserção na sociedade. É atendido por monitores através de oficinas, palestras e seminários, recebem uma bolsa equivalente a 80 reais e assistem às 4h/aula.
3.1 Outro programa que integram os jovens é a Aliança Jovem- Programa também do Governo Federal em parceria com uma cooperativa local a COOPTEC. Os jovens que participam desse programa recebem uma bolsa de 150 reais e participam de cursos na área agrícola num total de 150 h/aula;
3.2 Os jovens que estão na faixa etária, são carentes e estão nos critérios exigidos pelo Programa do Governo Federal (Bolsa Família), também são contemplados com a bolsa;
3.3 Os alunos do ensino médio não são contemplados com a merenda escolar, fato lamentável, haja visto a nossa clientela ser composta na grande maioria por alunos carentes como também vindos da zona rural;
4. A escola dispõe de uma sala de inclusão digital com 10 computadores com acesso a internet, porém 04 deles estão com as placas danificadas e sua conexão é considerada baixa, um fator limitante para o uso dessa tecnologia é a falta de profissionais para atuar nessa área e outro fator é a falta de assistência técnica;
4.1 O programa educativo rodando em redes (RIVED) é considerado deficitário porque existem poucos profissionais treinados e capacitados para trabalhar nessa área;
4.2 Existe uma tele-sala funcionando de maneira precária devido à falta de equipamentos: DVD, multimídia, TV, filmes nacionais e documentários;
5. A Escola Estadual Querubina Silveira é a única escola de Ensino Médio do município. Por esse motivo atende a alunos de periferia, centro, zona rural. Sua localização é privilegiada e por ser a única escola para atender uma população de mais de 10 mil habitantes torna-se pequena para receber toda a demanda;
6. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de mortalidade dos jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos é menor que 1%;
7. Quanto à taxa de desemprego não dispomos de dados comprobatório, porém, sabemos através de diagnóstico feito pela escola que 85% dos nossos jovens estão desempregados. Os que residem na zona rural trabalham na unidade familiar com suas famílias desenvolvendo atividades da agricultura. Os 15% que residem tanto zona urbana como na zona rural conseguem trabalho informal de doméstica no caso das mulheres, prestam serviços como moto taxistas, no caso dos homens, ou ainda ajudam no comércio. Vale lembrar que ambos não recebem salário mínimo e não possuem carteira assinada;
8. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é de 0, 529;
9. A média do ENEM em 2007 é de 43, 400, considerando a média estadual de 47, 964 e a do Brasil de 51, 265 é considerada na média;
10. A taxa de abandono dos alunos de ensino médio é de 7%.
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